Fique por dentro da nossa CPA

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Ele possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Inep.

As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Extraído de http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes Para realização da Autoavaliação Institucional, toda Instituição de Ensino Superior (IES) deve formar uma Comissão Própria de Avaliação com representantes da comunidade acadêmica (docentes, discentes, funcionários administrativos e sociedade civil) a fim de proceder a avaliação de forma democrática e que produza resultados que possam ser usados não só pelo MEC e demais órgãos vinculados, mas também pela própria IES como forma de complemento às políticas definidas no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Membros

Davi Caixeta Carvalho
Representante do Corpo Administrativo do Instituto Machadense de Ensino Superior
Vanessa Luz Santos
Representante do Corpo Administrativo do Instituto Machadense de Ensino Superior
Davi Branquinho Costa Dias
Representante da Sociedade Civil Organizada
Ana Gabriely Dulius Rodrigues
Representante do Corpo Discente
Angélica Carvalho Cunha
Representante do Corpo Docente
Felipe de Aguiar Pereira
Representante do Corpo Discente
Claudia Godoy Brigagão
Representante do Corpo Docente
Carina Leite de Souza
Representante do Corpo Discente

Dimensões avaliadas pela CPA do IMES

Dimensões avaliadas pela CPA do IMES

Planejamento e avaliação

A comunicação com a sociedade

Infraestrutura física

Organização e gestão da instituição

A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão

A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão

Políticas de atendimento aos estudantes

Relatórios e portaria

2017

2018

2019

Portaria

COMO INGRESSAR