Sobre o Curso de Gestão Pública

barrgp

Portaria de Autorização dos Cursos nº 32 de 4 de março de 2010

O curso superior de Tecnólogo em Gestão Pública atua em instituições públicas nas esferas federa, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas.

Tem como objetivos específicos: melhorar a oferta dos serviços públicos à sociedade, capacitar pessoas para atuar como agente de mudança nos ambientes organizacionais em que estão profissionalmente inseridos, oferecer instrumentos teórico-práticos para a atuação de um gestor público, estimulando reflexões sobre o emprego desses conhecimentos para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

O perfil do Tecnólogo em Gestão Pública abrangerá a compreensão global do processo administrativo e da especificidade da Gestão Pública e, em especial, o domínio operacional da gestão pública local. Essa compreensão e este domínio deverão estar referidos à dinâmica sociocultural e pautados por valores éticos. Ao concluir o curso, o Tecnólogo em Gestão Pública deverá estar apto a: Reconhecer e diagnosticar problemas, utilizar o raciocínio lógico, sistematizar teorias e práticas já consolidadas, coordenar e liderar trabalhos em grupo, elaborar e implantar projetos, conviver e atuar em situações de mudança e considerar as implicações éticas do seu exercício profissional, tendo em vista diferenças na construção da igualdade em todas as dimensões e respeitando o meio ambiente.

Área de atuação

O tecnólogo em Gestão Pública pode atuar em cargos de direção e gerenciamento, de assessoria, de consultoria em organizações públicas, autarquias, fundações e sociedades de economia mista. Outro campo de trabalho é em agências reguladoras, concessionários de serviços públicos, ou ainda carreira pública, em Secretarias Municipais, Estaduais ou Federais.