Estrutura

A Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação – FUMESC tem sede em Machado, localizado na microrregião de Machado/Alfenas, zona geográfica do Sul de Minas Gerais. O município de Machado encontra-se em privilegiada situação geográfica. Está localizado em umas das mais importantes regiões do país, situando-se próximo a importantes cidades do Brasil, Encontra-se a 362 Km de Belo Horizonte, 462 Km do Rio de Janeiro e a 260 Km de São Paulo.

Os municípios próximos, área de influência direta de Machado, são bastante desenvolvidos ou se encontram em acelerado processo de desenvolvimento, segundo dados da Fundação João Pinheiro, do IBGE, do IGA/ CETEC e das Prefeituras. A região vive um momento de crescimento, como a duas décadas não se via. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.A agricultura é responsável por quase todo o desenvolvimento sócio-econômico da região. A cafeicultura domina a paisagem, produzindo uma média de 270 mil sacas de café, 60 quilos por ano.

Infraestrutura

– Dois pavilhões escolares com 19 modernas salas de aula, com área de 2.150 m2, com equipamento audiovisual, cantina com praça de alimentação.
– Um pavilhão com 1.700 m2 abrigando:
– Biblioteca
– Laboratórios
– Auditórios
– Dependências Administrativas

Área total da propriedade 24.596 m2.

Passou pelas averiguações do MEC, para abertura dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, obtendo excelentes conceitos. Reconhecendo a importância do professor como principal agente no processo de desenvolvimento da qualidade de ensino, a FUMESC primou pela contratação de profissionais, que além da capacidade magistral comprovada, possuem alta formação acadêmica, bem como se esmerou na montagem da biblioteca e das dependências, adaptadas para o fácil acesso dos deficientes físicos.