CPA

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Ele possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Inep.

As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Extraído de http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes

Para realização da Autoavaliação Institucional, toda Instituição de Ensino Superior (IES) deve formar uma Comissão Própria de Avaliação com representantes da comunidade acadêmica (docentes, discentes, funcionários administrativos e sociedade civil) a fim de proceder a avaliação de forma democrática e que produza resultados que possam ser usados não só pelo MEC e demais órgãos vinculados, mas também pela própria IES como forma de complemento às políticas definidas no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Membros

  • Angélica Carvalho Cunha – Representante do Corpo Docente e coordenadora da CPA
  • Carlos Roberto Pedrazini Pereira Júnior  – Representante do Corpo Discente
  • Cláudia Godoy Brigagão – Representante do Corpo Docente
  • Davi Caixeta Carvalho – Representante do Corpo Administrativo
  • Davi Dias – Representante da Sociedade Civil Organizada
  • Helena Maria Passos – Representante do Corpo Administrativo
  • Monika Cristina de Oliveira – Representante do Corpo Discente
  • Sergio Henrique de Souza – Representante do Corpo Discente

Dimensões avaliadas pela CPA do IMES

  1. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão
  2. A comunicação com a sociedade
  3. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo
  4. Organização e gestão da instituição
  5. Infraestrutura física
  6. Planejamento e avaliação
  7. Políticas de atendimento aos estudantes

 

pdf-icon Portaria

 

Resultados das pesquisas: